ABRIL MARROM: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO ALERTA PARA OS CUIDADOS COM AS DOENÇAS OCULARES
Quais são os sinais de que algo não vai bem com a visão?
Dor de cabeça, perda do foco da visão, visão embaçada, dor nos olhos, visão dupla, perda do campo de visão periférico ou central, visão alterada para cores e contraste, a pessoa ter que se aproximar ou se afastar para enxergar melhor, coceira ocular, olhos vermelhos , ardência ocular, lacrimejamento.
Somente no Brasil, mais de seis milhões de pessoas têm algum tipo de problema na visão, segundo pesquisas. Pensando nisso, neste mês as atenções estão voltadas para o Abril Marrom, que é um período de conscientização nacional acerca da importância da prevenção e combate às doenças oculares. A título de curiosidade, a cor marrom foi escolhida por ser a coloração dos olhos da maioria dos brasileiros.
Dentre as doenças mais comuns, estão a miopia, astigmatismo e a presbiopia. Além dessas, mas em níveis maiores de complexidades, destacam-se a Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI), catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Em alguns desses casos, não ocorrendo o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente pode perder a visão parcial ou total.
E por falar em prevenção, esse é o fator chave para reduzir os índices de cegueira no Brasil, que já somam mais de um milhão de pessoas. Por isso, o cuidado com a visão deve existir desde a maternidade, com o teste do olhinho, como também nas outras fases da vida. As idas ao oftalmologista podem ser anuais ou a cada seis meses, a depender do quadro clínico.
O relatório mais recente da OMS mostra que 76 milhões de pessoas (entre 40 e 80 anos) tiveram glaucoma em 2021. Este número, bastante expressivo, reforça a necessidade de não descuidar da saúde: a doença surge em função do aumento da pressão ocular, que causa lesão do nervo óptico e leva à perda progressiva da visão. O tratamento é feito com o uso de colírios.
Se não houver uma atenção antecipada aos sintomas, a catarata também pode levar à cegueira. A doença torna o cristalino opaco comprometendo o foco e a visão. Segundo o Ministério da Saúde, a catarata é responsável por 47% dos casos de cegueira no Brasil e pode ser corrigida com cirurgia.
A retinopatia diabética é provocada pelos níveis descontrolados de glicemia em pessoas com o diagnóstico de diabetes. A doença altera a rede vascular da retina comprometendo o reconhecimento de imagens. O primeiro sintoma desta alteração pode ser a visão embaçada, por isso a importância de realizar exames periódicos para prevenir o desenvolvimento da doença.
A degeneração macular da idade, que afeta a retina, costuma atingir pessoas acima de 55 anos o que reforça a importância da consulta médica sempre que for percebida qualquer alteração na visão. “O ideal é que as pessoas consultem com um médico oftalmologista ao menos uma vez por ano. Quando existe histórico familiar de doença ocular, a recomendação é que a consulta seja realizada a cada seis meses”.
Como cuidar bem da visão?
Tendo todo o cuidado da prevenção oftalmológica desde que nasce, aos 6 meses de vida, 1 ano e assim por toda vida anualmente visitar o seu oftalmologista pois em cada época da vida existem doenças oculares típicas preveniveis e com possibilidade de tratamentos se vistas a tempo.