Blog

É necessário unir, ao conhecimento, humanidade. Por que procurar um Oftalmopediatra?

A oftalmopediatria é a interface entre oftalmologistas, pediatras e neonatologistas, é a especialidade fundamental para garantir o bom desenvolvimento visual e global na infância. Por que o olho da criança não pode ser considerado apenas um olho pequeno; e, da mesma maneira que a criança e o adulto têm características próprias, a oftalmopediatria também se diferencia da oftalmologia do adulto por peculiaridades anatômicas, fisiológicas e patológicas – citadas a seguir – que contribuem para doenças clínicas e cirúrgicas distintas, requerendo tratamentos clínico e cirúrgico adequados.

  As crianças não se diferenciam de adultos apenas quanto aos procedimentos aplicáveis a seus atendimentos. Por suas fragilidades (por exemplo, as de um sistema visual ainda em consolidação), por típicas manifestações da formação de estruturas oculares e da imaturidade de seus funcionamentos (doenças genéticas e congênitas), por variadas distinções em, praticamente, todas as demais condições de diagnóstico e tratamento, não é possível dizer que a oftalmologia que com ela se identifica seja semelhante a de adultos. Ao contrário, além de métodos próprios de abordagem e por acentuadas diferenças de abrangência, significados de resultados ou de ocorrência, cuidados exigidos, técnicas prescritíveis, estratégias de tratamento atinge-se a noção de corporificação de um campo próprio de conhecimentos, o da Oftalmologia Pediátrica ou Oftalmopediatria.

  O campo de ação da oftalmopediatria abrange a genética ocular, iatrogenia ocular, mau-trato na infância, trauma ocular, trauma do parto, retinopatias da prematuridade, da infância, manifestações oculares infecciosas, esclerites na infância, uveítes de causas reumáticas e não reumáticas; paralisias cerebrais e outras alterações neurológicas, cefaleias, dor ocular, neurite optica, retinoblastoma, tumores de órbita, onco-hematologia, alterações palpebrais, obstrução congênita das vias lacrimais excretoras, glaucoma congênito e juvenil, catarata congênita, alergia ocular, conjuntivites neonatais, dislexia do desenvolvimento e síndrome da deficiência postural, estimulação visual precoce, baixa visual na infância, nistagmo, estrabismos, lentes de contato na infância, cirurgias, teste do reflexo vermelho, ambliopia e a visão da criança em geral desde quando, quanto e como enxerga.

  A Oftalmopediatria é realizada por um médico especializado com Residência Médica em Oftalmologia Geral com subespecialidade em Oftalmopediatria.

  Sempre consulte com um médico especialista para a prevenção dos problemas oculares em qualquer idade.

  “Se podes ver, enxergas. Então antes de só ver o mundo, procura enxergar os detalhes… (José Saramago).

Compartilhe
Ursula Zarpellon

Ursula Zarpellon

Atualmente, na especialidade de Oftalmologia, atuando nas subespecialidades Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo Cirúrgico e Clínico, coloco minha capacidade de trabalho a disposição da comunidade dos Campos Gerais, nacional e internacional.